Dinâmica do Cordão: Teia de Relacionamentos

Queridos amigos educadores cristãos,

 

Não poderia deixar de compartilhar com vocês, esta dinâmica!

Aprendi esta dinâmica com minha amiga TatyLu, numa das nossas reuniões do Forum Gospel na minha casa, quando minha casa era o QG Oficial do Forum Gospel. Wow, pois é pessoal, eu tive essa honra de sediar essa turminha.

Turma sensacional, formada por pessoas maravilhosas, todas membros ativos do Forum Gospel – São Paulo, líderes de ministérios, músicos, cantores, que marcaram minha vida e de muitos.

Apliquem esta dinâmica primeiro com sua equipe, numa reunião de líderes e depois, os orientem a aplicarem também com seu grupo: crianças, adolescentes, melhor idade, casais, etc.

Taty, não pedi sua permissão, mas estou publicando um e-mail antigo que você me mandou (com algumas pequenas adaptações)…:

“e-mail da TatyLu – datado de 29/03/2005″

Bem, a dinâmica do cordão é a seguinte:

Forme uma roda com sua turma, todos em pé. O coordenador não participa da roda.

Uma pessoa inicia a brincadeira segurando uma ponta do barbante/cordão e jogando o rolo do cordão para alguém que tenha muita afinidade e fala “uma qualidade/característica marcante da pessoa”, após isso, fala também “o nome de uma flor” que gosta, para todos ouvirem.

A pessoa que recebe faz a mesma coisa: segura a parte recebida do cordão e joga o rolo do cordão para alguém que tenha afinidade, fala uma qualidade da pessoa e o nome de uma flor que gosta, essa pessoa também passa o cordão para outra, e assim vai, sucessivamente até todos participarem.

Quando todos tiverem participado, terá formado uma grande teia com o cordão. (aproveite para tirar uma foto e mandar para nós).

Quando todos tiverem recebido o cordão, a pessoa que está coordenando a brincadeira vai explicar sobre a ligação que todos temos uns com os outros e essa ligação forma uma teia de relacionamentos. Explique também a importância de ressaltar a qualidade nos nossos amigos que muitas vezes não temos oportunidade de expressar no nosso dia-a-dia.

Depois dessa explicação, o coordenador(a) pede para que se faça a segunda parte da dinâmica:

A última pessoa que recebeu o cordão tem que devolvê-lo e dizer o nome da flor preferida que o amigo disse. Todos tem que repetir o procedimento, até que chegue em quem iniciou a brincadeira.

A explicação que seguirá ao término da dinâmica é que precisamos prestar atenção e dar atenção ao que as pessoas falam para nós. Algo tão simples como o nome de uma flor não conseguimos guardar, porque nos deixamos nos distrair por tantas outras coisas.

As pessoas precisam de atenção e de ser ouvidas. Isso é muitas vezes mais importante do que falar.

(Ps. Dani, realmente os cristãos  faaalaaaaaaaaaaaaaaaaammmmm muito – me incluo nessa – sabem tudo, leêm tudo, tem uma bagagem enorme de conhecimento, mas isso não vale nada se a vontade do Pai não é feita. As vezes as pessoas não escutam o que nós falamos pois nossas ações estão falando mais alto…)

Materiais utilizados: Rolo de Barbante ou um Novelo de Lã

Versículos relacionados: Provérbios 17:17; Provérbios 27: 9-10

 

Muitas bênçãos do Papai do Céu para vocês!

 

Caso queira publicar, abençoar outros ministérios com suas idéias, entre em contato:

contato@mininfantil.com

 

 

Facebook comments:

10 comments to Dinâmica do Cordão: Teia de Relacionamentos

Leave a Reply