>

Cada um é único!

Deus fez cada um de uma maneira muito especial! Cada um de nós no nosso próprio jeitinho! Cada detalhe, um toque de amor!twins girls

Hoje me lembrei de uma dinâmica que fiz, já faz um tempão, mas ficou na memória e sei que você pode aplicá-la no seu grupo e abençoar muitas vidas… vamos a dinâmica, se é que podemos chamá-la assim…

Bem, vocês irão precisar de:

  1. dois gêmeos idênticos! Sim, vocês leram muito bem: dois gêmeos idênticos!Mas pode ser também: duas gêmeas idênticas!
  2. dois voluntarios que serão os secretários(as)
  3. 4 cadeiras
  4. 2 cadernos ou blocos de anotações

Caso você não tenha gêmeos idênticos em sua turma, convide os(as) gêmeos(as) que você conhece antes, tenho certeza que irão amar o convite! Convide-os mesmo se não forem cristãos, esta aí uma ótima oportunidade para semear a Palavra!

Comece sua aula como pede o currículo de sua igreja, orando, com louvores, etc.

O importante é que os(as) gêmeos(as) deverão participar em todo o tempo com você (não importa a idade deles, podem ser adultos, crianças ou adolescentes, mas tem que ter no mínimo uns 10 anos de idade e saber ler).

Sempre lembre suas crianças a importância de trazer a Bíblia para igreja, convide suas crianças para abrirem suas Bíblias e pede para um dos gêmeos lerem o primeiro versículo e depois pedem para dois outros volutários lerem os versículos restantes:

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.  (Gênesis 1:26-27).

Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. (Salmo 100:1-3)

Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! (Salmo 139:13-17).

Nota: pede para somente 1 dos gêmeos ler só 1 versículo, mas pede de uma forma natural, não dê ênfase pelo o fato dele(a) ser gêmeo ou não fazer parte de sua turma.

Comece explicando os versículos e diga que Deus fez todos de uma forma única, ninguém é igual a ninguém, diga:

Olhe para seus amigos, tem alguém igual à você?

Responda você mesmo: Claro que não, ninguém é igual a você! Ninguém tem o mesmo cabelo que você! Pode ser até parecido, mas não é igual!

Continua fazendo comentários, até alguma criança dizer: mas eles(as) são idênticos(as)! Eles(as) são gêmeos(as)!

Agora sim, vamos começar a dinâmica:

Importante: se suas crianças já estão familiarizadas com os gêmeos de sua dinâmica, será possível que eles saibam identificar quem é quem dos gêmeos! Se for esse o caso, peça para os gêmeos trocarem alguma peça de roupa de forma a confundir as crianças… mas o ideal é que eles estejam com roupas idênticas.

Então, quando elas voltarem com roupas já trocadas, coloque as cadeiras na frente para elas se sentarem e comece a entrevista:

  • Você ministro será o entrevistador.
  • Convide os secretários voluntários para anotarem as respostas, cada  um será responsável por 1 só gêmeo.

Primeiro apresente os gêmeos ao grupo, comece fazendo perguntas para os(as) dois(duas) juntos(as):

  • quem nasceu primeiro e como foi;
  • o que eles costumam fazer juntos;
  • o que eles mais gostam no fato de serem gêmeos;
  • o que não gostam no fato de serem gêmeos;

E então, peça aos seus secretários para se posicionarem e começarem a anotarem as respostas, pois você, que será o entrevistador irá fazer as perguntas pessoais para cada um separadamente:

  • Qual sua cor preferida?
  • Qual seu prato preferido?
  • Conte uma coisa engraçada que aconteceu com você!
  • Diga uma coisa que te irrita.
  • Qual fruta que você não gosta de comer?
  • Quanto você pesa?
  • Você tem alguma cicatriz? Onde? Porque?

Agora, peça para seus secretários (1 de cada vez) dizer o que eles tem de diferente um do outro.

Lembre sua turminha que somos todos únicos, não somente diante do Criador, sim, porque o nosso Criador nos fez de maneira especial, então, isso significa que existe somente uma pessoa com nossa história, com nossas influências, com nosso gosto, com nossos pensamentos… Deus tem realmente uma criatividade infinita!

Nem tem mesmo uma árvore igual a outra árvore, pergunte para as crianças se alguma delas tem cachorro ou gato. E pergunte:

Se eu pegar seu cachorro (ou gato) e colocá-lo no meio de vários cachorros (ou gatos) da mesma raça e cor, você não iria reconhecer seu cachorro (ou gato)? Claro que sim! Deus nos conhece pelo nosso nome, Deus conhece até as estrelas pelo nome. (Salmo 147:4)

Hora do vídeo: MODA AMARELA – DVD do Smilinguido

identical dogs

Compartilhando minha experiência:

Lembro que fiz essa dinâmica com minhas gêmeas na época: Pamela e Paloma, isso foi na Assembléia de Deus da Vila Talarico já faz um tempão…E lembro que as fiz trocarem de roupas para confundir as crianças do grupo… ai no final do culto, quando a mãe delas veio as buscar foi a primeira pergunta que ela fez: porque vocês trocaram de roupas???

Foi muito engraçado, pois eu tinha muita dificuldade de saber quem era quem, mas mãe é mãe né? lol

Espero que gostem da dinâmica, façam e depois compartilhe com a gente! Caso tenha fotos de seus gêmeos na dinâmica, mande para o contato@mininfantil.com e teremos o prazer em postar para vocês!

Deus abençoe vocês! Até a próxima!

Leave a Reply